Prefeitura Municipal de Vista Alegre, 29 de Abril de 2024
Vigilância alerta para casos suspeitos de dengue
Terça - Feira, 19 de Abril de 2022
População é convocada a colaborar eliminando focos do mosquito transmissor da doença
Casos suspeitos de dengue em Vista Alegre fizeram a Vigilância Epidemiológica emitir um alerta nesta terça-feira, 19 de abril.

De acordo com a enfermeira do setor, Ana Paula Kirch, ainda não há nenhum paciente confirmado no município pelo Laboratório Central (Lacen) do Rio Grande do Sul, mas existem pessoas aguardando resultado de exames.

A doença é transmitida por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Entre os sintomas de dengue estão febre alta, dores nas articulações e manchas vermelhas pelo corpo. “Não há hoje um medicamento específico que trate a dengue. Geralmente são tratados apenas os sintomas da infecção. A recomendação para o doente é sempre fazer bastante repouso e reforçar a hidratação até que seu quadro se estabilize”, pontua Ana Paula.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Sadi Ottobelli é a referência para o atendimento primário em Vista Alegre, funcionando das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. “É importante que as pessoas façam uso contínuo de repelente e intensifiquem os cuidados contra o mosquito em sua residência e nos arredores”, complementou a enfermeira.

Na manhã desta terça-feira, uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde percorreu bairros orientando a população sobre a importância de deixar os pátios livres de objetos que acumulem água, além de limpar calhas, reservatórios e lajes constantemente.
Fonte: Assessoria de Comunicação
FOTOS