Prefeitura Municipal de Vista Alegre, 02 de Maio de 2024
Sementes de aveia serão distribuídas a agricultores de Vista Alegre
Segunda - Feira, 21 de Março de 2022
Cadastro deve ser feito junto à Secretaria da Agricultura até sexta-feira
Mais uma etapa do pacote lançado neste mês pela Administração de Vista Alegre em auxílio aos produtores rurais afetados pela estiagem está em andamento: a distribuição de sementes de pastagem. Agricultores interessados no subsídio têm até sexta-feira, 25 de março, para se cadastrar na Secretaria da Agricultura para receber sementes de aveia.

O período de inscrições abriu na quinta-feira, 17. “Ainda precisamos fazer o levantamento de quantidade de sementes para aquisição, o processo licitatório e o período de plantio já está aí, por isso o prazo é curto. Não há custo para o agricultor interessado em receber as sementes, só pedimos que providenciem a documentação necessária para que possamos atender às demandas”, explicou o secretário da Agricultura, Gabriel Piaia.

Os documentos solicitados são certidão negativa de débitos, obtida na Secretaria da Fazenda; relação de vendas do exercício do ano de 2021; e o saldo de animais junto à Inspetoria Veterinária. A documentação serve para que, entre as quatro opções possíveis, seja feito o enquadramento correto, sendo um referente a gado de corte e três à bacia leiteira. A quantidade de sementes varia de 300 a 560 quilos, de acordo com a unidade produtora.

Sobre o pacote de auxílio a produtores rurais

Além da distribuição de sementes, o pacote lançado em março é composto pelo plano de suporte para a abertura de buracos de silagem, prevendo o custeio de 50% do valor do serviço ou até R$ 13 mil; o trabalho voltado à melhoria do acesso a recursos hídricos, com limpeza e construção de açudes, bem como distribuição de água e novas ligações; e o investimento superior a R$ 1 milhão na aquisição de um trator de esteira, utilizado em diferentes tipos de solo para terraplanagens, escavações, manutenção de estradas e lavouras. “Entre abertura e limpeza, nossa equipe trabalhou em mais de 50 açudes no último mês. Nosso objetivo é dar um alento a nossos agricultores, que são a maior fonte de receita do município. Temos agora um trator de esteira à disposição para serviços na área da agricultura e vamos continuar atuando fortemente em ações para melhorar o acesso à água”, destacou o prefeito Zairo Riboli.

O setor agrícola é o que mais contribui para a economia do município, que tem 58% de seus habitantes morando no campo.
Fonte: Assessoria de Comunicação
FOTOS