Prefeitura Municipal de Vista Alegre, 29 de Abril de 2024
Escolas recebem melhorias para o retorno 100% presencial
Terça - Feira, 15 de Março de 2022
Recuperação da aprendizagem é o principal foco neste começo de ano
A volta às aulas 2022 marcou o retorno às atividades totalmente presenciais na rede municipal de ensino de Vista Alegre, após dois anos de restrições em meio à pandemia de Covid-19. Para recepcionar os estudantes, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto promoveu melhorias nos prédios escolares, além de reforçar as condições para que profissionais e alunos continuem a seguir as medidas de prevenção à doença, como o uso de álcool em gel, o distanciamento social e a higienização dos ambientes ao menos duas vezes por turno.

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dona Etelvina teve as paredes da entrada decoradas com pintura artística. Dentro do projeto Colorindo pela Região, o artista plástico e grafiteiro Geovani Antunes foi o responsável por dar novos ares ao espaço com imagens da natureza, objetivando proporcionar alegria por meio das cores. “É muito bom podermos voltar às escolas neste início de ano e ver as salas cheias de alunos, poder sentir novamente a energia contagiante e o entusiamo que só o ambiente escolar presencial pode proporcionar. Preparamos um ano letivo recheado de atividades diferenciadas pensando na recuperação da aprendizagem, na socialização e na cultura de nossos educandos”, destacou a secretária da Educação, Ana Paula Chielle.

Obras de ampliação

Já a Escola Municipal de Ensino Fundamental Narcizo Peretto, na avenida Padre Abílio, está sendo ampliada, tendo em vista que, neste ano, aconteceu a cessação das atividades da instituição na linha São Judas, passando a ter como sede somente o anexo desta escola na cidade para atender alunos tanto da área urbana quanto da rural. O estabelecimento ganhou refeitório, cozinha, lavanderia e dois banheiros novos, além da remodelação do restante. “Com a existência de alunos da cidade que gostariam de frequentar a rede municipal, optamos por ampliar o anexo da Escola Narcizo Peretto na área urbana para atendê-los. O número reduzido de crianças no interior também nos levaria a ter classes multisseriadas, o que não seria interessante até pela recuperação da aprendizagem. Tivemos aprovação do Conselho Municipal de Educação para fazer essa mudança, e os alunos não terão prejuízo, pois o transporte escolar continua”, completou a secretária.

A recuperação da aprendizagem é a principal preocupação no momento. Além da atenção especial dada aos conteúdos em sala de aula, serão ofertadas, no contraturno escolar, oficinas de reforço e de atividades culturais. Somam-se à lista, as ações dentro do programa A União Faz a Vida, em parceria com a Sicredi, e do projeto Contos que Encantam, com o professor Danilo Gregory. O artista encantou os alunos da Escola Narcizo Peretto no centro cultural, na tarde de 3 de março, durante a primeira contação de histórias do ano, desenvolvida para incentivar o gosto pela leitura e estimular a criatividade nas crianças.
Fonte: Assessoria de Comunicação
FOTOS