Prefeitura Municipal de Vista Alegre, 26 de Abril de 2024
SETEMBRO AMARELO: FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO
Quinta - Feira, 28 de Setembro de 2017
 No Brasil o mês de Setembro é dedicado a conscientização e prevenção contra o suicídio. Por esta razão no dia 27 de setembro, a Administração Municipal através da Secretaria Municipal de saúde realizou uma palestra referente ao tema.
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização de prevenção do suicídio, seu objetivo principal é alertar a população sobre a realidade desse fato e mostrar as suas formas de prevenção.
O palestrante da tarde foi o doutor Claudio Alexandre Borges, médico do Hospital Santo Antônio de Tenente Portela. No momento o Claudio explicou as muitas causas que podem levar uma pessoa até esse estado crítico de suicídio, causas essas muitas vezes passadas despercebidas pelas pessoas do convívio.
Algumas causas que levam as pessoas a cometer esse terrível ato são:  fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e também culturais, grandes perdas pessoais, entre tantos outros. Muitas dessas causas podem ser evitadas, se for detectado.
Claudio lembra que por mais grave que seja o caso, pode haver solução. O importante é sempre a pessoa procurar ajuda, como diz o lema da campanha do Setembro Amarelo “Falar é a melhor solução”.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos se a pessoa buscar ajuda e se tiver a atenção de quem está à sua volta.
Falar sobre um tema tão polêmico, ainda é um tabu, mas o mais importante é sempre procurar ajuda de profissionais quando necessário.  
Fonte: Prefeitura
FOTOS